SHIATSU

Shiatsu (transliteração do kanji1 japonês 指圧) é um método terapêutico originado no Japão entre o final do século XIX e início do século XX1, tendo-se criado desde o princípio diferentes técnicas, ramos e estilos, que seguiram modificando-se quando o Shiatsu encontrou-se com outras culturas de cura por todo o mundo2, 3. A despeito das muitas diferenças entre suas várias escolas, o Shiatsu mantém sua característica básica, que é ser uma terapia corporal que utiliza pressões com os dedos ao longo do corpo (Em japonês, o vocábulo vem de Pressão="Atsu"+dedos="Shi"). O Shiatsu é praticado de forma profissional, mas também em ambiente familiar (amador).

O princípio da "pressão com os dedos" é o principal norte da prática, que conta com muitas variações. Diz-se que apenas o praticante avançado de Shiatsu tem condições de, recebendo ou assistindo uma prática corporal acontecer, definir que o que se está fazendo é Shiatsu ou não. De qualquer modo, as duas principais linhas de pensamento no Shiatsu divide a prática terapêutica entre aquela que utiliza os conceitos das medicinas tradicionais do oriente (em especial da chamada Medicina Tradicional Chinesa) e a que se baseia no estudo da biologia humana por um viés ocidental somada a memorização de uma extensa lista de pontos corporais dedicados a tratar a pessoa submetida a técnica.

Boa parte das escolas de Shiatsu no mundo utiliza uma seleção de teorias provenientes tanto da Medicina Tradicional Chinesa como de preceitos de saúde tradicionais da cultura japonesa. Segundo tais teorias, o fluxo da energia vital (ou Chi, chinês, e Ki, japonês) se faz por meio de canais (vasos) no corpo humano - semelhante ao sangue pelas veias e artérias - conhecidos como "meridianos". Em alguns pontos o fluxo desta energia pode se alterar e criar um padrão de desequilíbrio ou desarmonia. Este se refletirá na saúde física e mental da pessoa acometida. No Shiatsu os meridianos e seus pontos (os mesmos pontos da acupuntura) são pressionados para normalizar o fluxo da energia Ki.

Há dezenas de meridianos, catalogados pelos orientais ao longo dos séculos. A maioria dos praticantes de Shiatsu que se utilizam desses fundamentos, contudo, aprendem um sistema principal de doze meridianos, além de um auxiliar, com mais dois.

Cada meridiano está relacionado a certas características orgânicas, psicológicas, emocionais, além de regiões diferentes da musculatura.